terça-feira, 5 de setembro de 2017

PELO ENCANTAMENTO (Profª Schirley)

            Neste mundo tecnológico em que vivemos, uma das missões mais difíceis é fazer nossas crianças e jovens pegarem gosto pela leitura. Sendo sincera e pela experiência, ao longo da minha carreira profissional, tanto os pais como os professores, nas fases da pré-escola e nas primeiras séries do Ensino Fundamental, a estratégia motivacional é “ENCANTÁ-LOS”.
            A leitura em voz alta, feita com a voz da alma, proporciona uma série de benefícios:
·         Estreitamento da relação afetiva entre pais e filhos.
·         Aquisição de um vocabulário rico raramente encontrado nas conversas diárias.
·         Contato com frases mais extensas  e estruturas sintáticas mais complexas.
·         Desenvolvimento da compreensão auditiva, determinante para a compreensão do texto.
·         Apuro na memória auditiva de curto prazo, que permite armazenar e recuperar informação fonológica (verbal) a curto e longo prazo.
·         Estimulação do desenvolvimento da linguagem antes mesmo de a criança ser capaz de falar.
           
            A leitura desenvolve a atenção, a concentração e o raciocínio, estimula a imaginação e a curiosidade, ajuda a lidar com os sentimentos e emoções, desenvolve empatia e ajuda a minimizar problemas de comportamento como: irritabilidade e outros.
            “A leitura é uma gostosa brincadeira com palavras”, define o médico Mário Roberto Hirschheimer.

            O texto escrito deve estar contido de encantamento e ludicidade.

            ***********************************************************

SUGESTÃO  DE  LIVROS  (Por faixa etária)
            
            É muito importante que se frise que a indicação de livros por faixa etária  é sempre aproximada. As crianças, além de terem desenvolvimento diferenciado, considera-se toda a bagagem sócio-comunicativa-afetiva cultivada no seu ambiente familiar. O exemplo vivenciado, partilhado com as atitudes e ações dos papais e mamães; o investimento dos pais no tempo para brincadeiras sadias e lúdicas; o amor intenso; o leque de ofertas para descobertas do mundo da palavra, das cores, dos sabores e dos aromas; o vivenciar valores éticos morais e humanos, o praticar normas de convivência, tudo isso, e muito mais,  contribuem para a educação integral e sentimental da criança. Portanto, a família é a primeira escola da criança.

            Não pensem que os livros infantis para bebês servirão apenas como enfeite ou para serem mordidos e babados ou até rasgados. É certo que o bebê deverá babar, roer e, por vezes, ignorá-los, mas um BOM LIVRO (adequado à idade) pode fazer toda a diferença no desenvolvimento da criança.  Nessa fase, de zero a um ano de idade, principalmente, deve-se ler histórias leves, rápidas e com finais felizes. É essencial que os livros tenham muitas imagens, cores e texturas, que chamem a atenção da criança. Modelos de livros de banho e de tecidos são ideais para essa idade. Nesta faixa de zero, de um, dois anos até uns cinco anos de idade, é importantíssimo ler contos curtos, de fadas, ler pequenos poemas e cantar músicas infantis.
            Caros pais, não esqueçam: “a leitura de histórias, de poesias, enfim... é a porta de entrada para o mundo da escrita.
            As pessoas que me conhecem e foram companheiras na luta por uma educação integral e sentimental sabem que sou apaixonada e semeadora da leitura. Não me canso de repetir a frase do escritor Câmara Cascudo: “leitura, leite intelectual”.
            Vamos ao banco da praça da profª Schirley:   Para COMEÇAR:
 
A)     Coleção Hora do Banho:

Meu Barquinho
Meu cavalinho
Meu gatinho
Meu Patinho.                 

E muitos outros... É só chegar nas livrarias e solicitar: livros de banho, de pano...  (para bebês).
                 

B)     Dos escritores Brian Moses e Mike Gordon- Ed. Scipione: Títulos publicados:
                 
1)      Com Licença?
2)      Deixa que eu faço!

3)      E eu com isso?!
4)      É meu! Não empresto!
5)      Essa rua é nossa!
6)      Falou comigo?
7)      Não fui eu!
8)      Por favor...
9)      Por que economizar água?
10)  Por que proteger a natureza?
11)  Quer uma mãozinha?
12)  Verdura? Não!


C)     Coleção “ As Coisas que eu gosto- Ruth Rocha- Dora Lord. Ed. Ática:

1)      As coisas que eu gosto
2)      Eu gosto muito
3)      Sabe do que eu gosto?
4)      Tem umas coisas que eu gosto.       


D)     Desta Fonte de pesquisa: sentaquevemhistoria@gmail.com  :

1)      Cadê o meu Ursinho?  Jez Alborough- Ed. Brinque Book
2)      Cocô no trono-  Benoit Charlat. Ed Companhia das letras.
3)      O que tem dentro da sua fralda? Guido Van Genechten. Ed. Brinque Book.
4)    125 Brincadeiras para estimular o cérebro da criança. De 1 a 3 anos. Jackie Dilberg. Ed. Ground
5)      Do que eu gosto em MIM? De Reader’sDigest. Ed. Carando.
6)      Mas Papai... Mathien Lavoie. Ed. Jujuba.
7)      Eu não quero dormir agora. Leuren Child. Coleção Charlie e Lola. Ed. Ática.
8)      O Balde das Chupetas. Bia Hetzel. Ed. Manati
9)      Pertinho de você. Annette Aub rey. Ed. Girassol
10)  O Sapo encontra um amigo. Monica Stahel. Ed. WMF Martins Fontes.


E)      Da Ciranda Cultura:
1)      Opostos
2)      Animais            e outros...


F)      Coleção Gato e Rato- Mary França e Eliardo França- Ed. Ática:
 
1)      O Susto
                  2)      A Galinha Choca
3)      O  Caracol
4)      O Vento
5)      Chuva!
6)      Dia e noite.            E tantos outros.



G)     Coleção Crie& Conte-  Cristina Porto e Tenê de Casa Branca. Ed. FTD:

1)      Abrindo a janela

2)      Vassoura Varredeira
3)      Se eu fosse...
4)      Trecos e cacarecos.
5)      Tantos retratos            e mais ainda.

H)     Coleção Belas Artes de Júnior:

1)      Cinco Sentidos na Primavera
2)      Quem mora no meu Jardim?
3)      Aconteceu com a Margarida.

I)        Da escritora Eloí Elisabete Bocheco:  ( mais indicados para a fase de alfabetização).

1)      Rimas e Números – Ed. Cuca Fresca

2)      UNI...DUNI...TÉIA.- Ed. Papa-Livro
3)      A de Amor   A de A B C – Ed. Papa-Livro.
4)      Cantorias de Jardim – Ed. Paulinas.
5)      Pomar de Brinquedo- Larousse Jovem
          
J)       Do Livro “ Pela Leitura Literária Na Escola de 1º Grau”- do professor Paulo Bragatto Filho. Ed. Ática- Série Educação: Apêndice Bibliográfico- sugestão de acervo por faixa etária- página 99.
             
            Mensagem importante: visitem nossas livrarias e encontrem muitos e muitos dos livros sugeridos.  Dicas:  AQUARELA,  PAPELUXO, LIVRARIA  CENTRAL, MAGIA...
            Pela Internet:  Livraria Cultura.
***********************************************************************
            Em atenção:  Minha Contribuição.  Com carinho e respeito - Profª Schirley.


Nenhum comentário:

Postar um comentário