quarta-feira, 4 de abril de 2018

ALIMENTO INDISPENSÁVEL (Profª Schirley)

           Quando se lê sobre a importância do alimento LEITE, o primeiro pensamento que aflora é: “nada melhor do que o LEITE MATERNO para o começo de vida.” Todas as mães sabem disso: o aleitamento materno contribui para o aspecto emocional do bebê e da mãe. Amamentar é um gesto de amor e carinho que dará à criança segurança afetiva e bom desenvolvimento, tanto físico como de sua personalidade. O leite materno é rico em diversos fatores anti-infecciosos. Sabe-se que o leite materno é o alimento essencial, desde a hora do nascimento até, aproximadamente, um ano de idade.
            E o que falar do LEITE  DE  VACA?  Hoje em dia, está um tanto polêmico.  O que posso adiantar, após algumas leituras, é que Leite e produtos lácteos são fontes de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas. São importantes para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos ossos. Sabe-se que o consumo adequado dessas substâncias, desde a infância e na vida adulta, pode ajudar a tornar os ossos mais fortes e protegê-lo contra doenças como a osteoporose.
            Mas, hoje, me propus a falar de outro tipo de leite: “ O LEITE para a alma, para o coração, para  o refinamento dos sentimentos. “   Aquele leite que Câmara Cascudo o chamou de LEITE INTELECTUAL. O Leite para bem pensar e se expressar.   Se existissem sérias políticas educacionais a favor desse alimento, seria de graça. Esse alimento indispensável para a formação integral do ser humano é a LEITURA. Leitura de bons livros. Principalmente, os literários. Esses sim, fazem ricas abordagens sobre vários temas que dizem respeito às adversidades da vida, aos enfrentamentos  que se tem de administrar ao longo da vida.
            Afirmo, literalmente, que o foco na Educação, em pleno século XXI, é pela EDUCAÇÃO INTEGRAL e SENTIMENTAL. Essa prática pedagógica propõe trabalhar o ser humano de forma ampla, além dos aspectos da cognição. Dá importância ao olhar, às artes, à estética, à música, o que significa desenvolver as dimensões afetivas, artísticas, espirituais, os valores, o corpo , a saúde. Na educação integral, a transversalidade dos conteúdos trabalhados de forma mais conectada e o diálogo com a realidade do aluno devem ser uma constante. Leitura, pão que alimenta as ideias e fortalece a alma.
            Afirmo, com convicção, que a Literatura Literária apresenta um leque vasto e rico de possibilidades de abordagens.  Alguns exemplos que posso citar:
1) Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto;
2) As Veias Abertas da América Latina do escritor Eduardo Galeano;
3) Felpo Filva da escritora Eva Furnari;
4) A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães;
5) Beatriz em Trânsito da escritora Eloí Elisabete Bocheco. 
E tantos outros... A escritora Eloí disse: “Que através de uma leitura vertical, com crivo fino e aguçado traz à tona os problemas humano-existencial como: a violência, o estupro, os preconceitos, a marginalidade, a exclusão, o alcoolismo, a corrupção, a desigualdade social e tantos outros.” Leitura, alimento indispensável para nutrir a vida.
            Caros pais, professores, bibliotecários e gestores da educação: não meçam esforços para alimentarem as crianças e os jovens com o alimento mais rico e poderoso para a mudança de atitudes, para o crescimento intelectual e sentimental do ser humano:  O  LEITE que jorra dos bons livros. Livros que, além do corpo, têm alma.

Um comentário: