segunda-feira, 20 de março de 2017

LEITURA ORAL FEITA PELO PROFESSOR - UMA CONSTANTE (Profª Schirley)

    Ouvir poesias, histórias fantásticas encanta as crianças e mesmo os adultos. Amplia o repertório cultural, aumenta a familiaridade com a língua, desenvolve o comportamento leitor e inicia e implementa o processo contínuo da alfabetização.

       ALFABETIZAÇÃO NO SENTIDO  DE  TROCA  DE  CONHECIMENTOS E  SABERES.

        Sempre que o (a) professor (a) lê para os alunos, revela as múltiplas possibilidades que os textos oferecem. As crianças, os jovens conhecem narrativas, lugares, personagens e autores e têm a oportunidade de se encantar com a leitura. “O desejo de aprender a ler para decifrar os livros preferidos, com autonomia, e descobrir novas histórias, aumenta de intensidade.” (palavras de Ana Flávia Alonço).
      A leitura como prática social, pode ser ensinada em situações em que a turma toda participe, comentando o que foi lido, levantando e explicando hipóteses, debatendo ideias.  Atitudes como essas compõem o chamado comportamento leitor, capaz de ser desenvolvido desde cedo com a ajuda dos mais experientes.
        A figura dos pais, dos bibliotecários, dos professores é fundamental, pois estes assumem o papel de condutores de seus ouvintes para um mundo fantástico.
     Emília Ferreiro, psicolinguista diz: “a leitura é um momento mágico. Tem que ter propósito comunicativo. Quando o (a) professor (a) lê tem de considerar sua ação como prática social que entretém, emociona, informa e diverte.”
           
      Ler em voz alta requer: boa dicção, ritmo, expressão facial adequada, eloquência, paixão, encantamento e muita emoção.


       Escolher bons livros literários é outra necessidade importante.
     Os livros não podem apresentar visão moralista, infantilizada ou didática, mas que promovam encantamento e envolvimento, levando as crianças em direção às emoções, sonhos, aprendizagens e conhecimentos.
     A alfabetização é um processo contínuo, desde a infância até a fase adulta.  Entende-se aqui, alfabetização como um processo constante de troca de conhecimentos, de saberes, descobertas, mudanças de visões, de sentimentos.  Tudo através da leitura do mundo e dos livros.
    Devo dizer que as leituras que farei vão desde poemas, contos, crônicas e outros gêneros , demandados pelas circunstâncias da vida.
     A minha intenção e firme propósito com esses textos lidos, em voz alta, é despertar, cada vez mais, a paixão, o gosto aprimorado pela leitura e escritura.
   Desejo que o que selecionei agrade vocês, ouvintes, e acrescente ideias, valores e refine os sentimentos. O mundo para ser humanizado precisa de pessoas sensíveis, criativas e críticas.

OUÇA COM ATENÇÃO! DESDOBRE OS MÚLTIPLOS SIGNIFICADOS E REPRODUZA TEXTOS DE ACORDO COM SUA RAZÃO E EMOÇÃO.


                                               VENHA COMIGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário