sexta-feira, 24 de março de 2017

CAROS LEITORES!

         Este Blog é uma homenagem aos escritores, aos educadores, aos mediadores culturais, dos quais se fala pouco, e, são os que trabalham muito, pois estão convencidos de que os recursos culturais, de linguagem, narrativos e poéticos são tão vitais quanto a água que bebemos, o pão que comemos e o ar que respiramos.
            Dentre dezenas e dezenas de vozes de escritores renomados que escreveram e escrevem, com propriedade, sobre a importância da leitura, o que me aflorou, neste momento, foram estas:



           Paulo Freire fundamenta o diálogo no amor e aborda também a práxis, que tem como dimensões: a ação, reflexão e ação transformadora. A palavra tem, nesse sentido, um valor de transformação, transformar o mundo e aos homens. E para libertar os oprimidos de sua condição de opressão, utiliza-se do diálogo. Sendo a palavra, um direito de todos, e não um privilégio como muitos defendem, e uma ação amorosa, pois: “Não há diálogo, se não há um profundo amor ao mundo e aos homens.”
            Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1989. pag. 45.


     “Ato de ler, para ser qualificado de crítico, sempre envolve a constatação, reflexão e transformação de significados, a partir de diálogo- confronto de um leitor com um determinado documento escrito. Leitura sem compreensão e sem recriação do significado é pseudoleitura, é um empreendimento mecânico.”
             Silva, Ezequiel Theodoro da. Leitura & Realidade Brasileira. Porto Alegre- Mercado Aberto. 1983, pag. 99.





            “A biblioteca é o lugar de milhares de vozes escondidas nos livros que foram escritos a partir da voz interior de um autor. Quando lê, cada leitor faz reviver essa voz, que provém, às vezes, de muitos séculos atrás. Mas para as pessoas que cresceram longe dos suportes impressos, alguém tem que emprestar sua voz para que entendam aquela que o livro carrega.”
            Petit, Michéle. A Arte de Ler, São Paulo- Editora 34. 1ª edição-2009, pag. 59.


         “Precisamos de histórias, de poemas e de toda a literatura possível na escola, não para sublinhar ideias principais, mas para favorecer uma educação sentimental.
... Um professor de leitura é, simplesmente, uma voz que conta; uma mão que abre portas e traça caminhos entre a alma dos textos e a alma dos leitores. ...
            Os livros são isto: conversas sobre a vida. E é urgente, sobretudo, aprender a conversar.”
          Reyes, Yolanda. Ler e Brincar, Tecer e Cantar, São Paulo-Editora Pulo do Gato. 1ª ed. -2013, pag. 28.


         É indispensável, também, fazer referência especial às centenas e centenas de escolas, professores e bibliotecários, que, pelos Municípios e Estados por este Brasil afora, vivenciam ricas experiências, na área da leitura literária, informativa e abordagens interdisciplinares e contextualizadas.


VENHA COMIGO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário